Traduzir/Translate

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Jujuy - Dia 3: Purmamarca, Salinas Grandes e Maimará - (ADN Travel)

Vocês estão preparados para conhecer mais lugares em Jujuy? 

Pois no post de hoje, do terceiro dia dessa viagem, nós vamos conhecer mais de Jujuy e até estender a viagem até outra província, Salta, porque o salar mais famoso da Argentina e o terceiro maior do mundo fica lá!

Bora lá então!

O terceiro dia de viagem começou com o dia em Tilcara não muito bom.

O céu estava nublado com nuvens carregadas e um pouco frio pela manhã, assim que eu deixei o hostel para encontrar o grupo do passeio do dia, na sucursal da ADN Travel. O guia do dia era o Gustavo, bem divertido e tagarela! rsrs

Esse passeio era o que eu mais esperava e eu estava animada pra isso! Pode ter certeza que o tempo ruim não estragou nada! 

PARADA ENTRE TILCARA E PURMAMARCA

Logo que entramos na Ruta 52, paramos no Hotel Luna Daniela. 

Essa parada é mais para usar o banheiro, comprar água, se precisar, e conhecer esse hotel, que eu achei muito bonitinho. Fica no meio do nada e na beira da estrada, é bem isolado de tudo. Deve ser ótimo para descansar.

Gostei muito desse lugar e fiz algumas fotos lá dentro.

Imagina você tomar café da manhã com essa paisagem?

No interior do Hotel Luna Daniela.

Eu sou suspeita pra falar, porque eu amo admirar as montanhas.


Ficamos alguns minutos lá dentro e logo pegamos estrada novamente em direção à Purmamarca.

MIRADOR DEL CERRO DE LOS SIETE COLORES - RUTA 52

Chegamos no Mirador del Cerro de los Siete Colores, que é o lugar mais estratégico na Ruta 52 para tirar fotos e observar o famoso Cerro de los Siete Colores, que, na minha opinião, é o monte mais fotogênico de Jujuy.

Ali é o ponto que todo turista vai parar e ele fica na estrada, antes de chegar à Purmamarca.

Era muito cedo e o tempo não ajudou. Então as cores ficaram um pouco apagadas. 

Ponto exato do Mirador del Cerro de los Siete Colores.

Mesmo com dia nublado, dá pra ver o quanto esse lugar é lindo e fotogênico!

Para aproveitar ao máximo as fotos nesse lugar, o dia tem que estar ensolarado com céu limpo e, de preferência, você tem que estar por lá no período do final da manhã, começo da tarde, tipo meio-dia é o mais indicado, porque o sol nesse horário revela as cores do monte e deixa tudo muito mais lindo do que já é. 

Seguimos então nossa viagem pela Ruta 52 em direção à Salinas Grandes.

RUTA 52

Subindo e subindo cada vez mais, eu ia apreciando essa paisagem que só a Ruta 52 nos fornece. Observem as curvas! Uma das estradas mais altas que existem no mundo, vale muito a pena conhecer!


Nessa última foto aqui de cima, estávamos no Mirador Cuesta de Lipan, da onde a gente consegue ter uma vista maravilhosa da Ruta 52 e suas redondezas e onde encontramos uma pedra marcando os 4.710 metros de altura acima do mar. São vistas maravilhosas!

Monolito 4170 MSNM Cuesta de Lipan.

Mesmo com o dia nublado e com muita neblina por lá, eu gostei demais dessa experiência. A gente se sente muito pequeno lá em cima e é incrível a sensação de que tudo é possível...não sei porquê pensei nisso lá, mas Jujuy traz essas reflexões. Um lugar no meio do nada, parece o fim do mundo, mas tem tanta coisa pra mostrar! É incrível!!

SALINAS GRANDES

Para entrar em Salinas Grandes, paguei ARS50,00 na época e só é permitida a visita aos ojitos (espelhos d'água) com um guia do local, porque ele sabe exatamente onde podemos pisar, já que há lugares que cedem devido a instabilidade do sal. Inclusive a gente sempre seguia a guia em fila indiana, por onde ela ia, nós a seguíamos, um atrás do outro.

O cenário é de tirar o fôlego! Um deserto de sal! 

Parei pra tirar foto com essa lhama logo na entrada rsrs

Reparem no look da foto rsrs estava muito frio lá em Salinas Grandes e acredito que seja sempre assim, devido a altitude. Levem sempre um agasalho com vocês e se protejam do sol e da desidratação. Enquanto eu estive por lá, ouvi histórias de pessoas que envelhecem precocemente, porque o sal acaba com a pele. Então você vai ver os locais por ali sempre com roupas longas, os rostos cobertos, óculos escuros e muito protegidos, porque o sal não facilita não galera! 

Salinas Grandes é o terceiro maior salar do mundo! Você olha pra um lado: sal. Olha pro outro lado: sal. Tudo sal! rsrsrs É muito lindo! 

Uma imensidão de deserto branco, são aproximadamente 12 hectares de chão salgado rsrsrs


Daí tem essas lagunas e uns quadrados no chão que são cruciais para a extração do sal. A guia explicou tudo sobre isso, porém eu não entendia muita coisa rsrs aproveitei mais para fotografar, filmar e registrar mentalmente cada detalhe.




A gente chega a confundir onde acaba o deserto de sal e onde começa o céu. E nesses lagos, as vezes, até parece que nossa mente inverte o cenário fazendo a gente achar que o céu está sob nossos pés. 




Não pode-se tocar nas águas do salar, porém conseguimos retirar umas pedrinhas de sal nesses buraquinhos que se formam por lá. Eu levei pra casa como lembrança rsrs

O passeio por Salinas Grandes durou mais ou menos uns 40 minutos, mas eu queria ficar muito mais. Eu acredito que fazer esse passeio por conta própria deve ser muito mais interessante, exatamente pelo tempo que você pode ficar por lá, até mesmo explorando a estrada ali naquela imensidão branca. Eu fiquei muito triste de ter passado tão pouco tempo por lá! :( 

Quando estávamos indo embora, já na van, eu consegui tirar uma foto de um montinho de sal, já extraído:


Lá no salar, eu comprei uma lhama feita de sal, muito bonitinha. 


Em casa, eu coloquei ela de enfeite no rack da sala, mas passou um tempo e ela começou a derreter kkkkkkkk Ainda bem que tirei uma foto da bichinha ainda inteira 😂

Eu achei uma delícia essa barrinha de cereais, lembra a nossa barrinha de arroz doce.

Ruta 52, voltando à Purmamarca.

PURMAMARCA

Chegando em Purmamarca, nós almoçamos no restaurante El Quincho Parrilla, que fica logo na entrada da cidade, próximo a Ruta 52.

Milanesa e salada + bebida = ARS250,00.

Achei a comida mais ou menos nesse restaurante. Como foi indicação do guia da ADN Travel, então acabei indo com o grupo, mas no final, confesso que me arrependi.

Ainda mais porque na mesa o pessoal insistia em falar de política! Era ano eleitoral aqui no Brasil, mudança de presidente, e eles estavam muito interessados por todas as manifestações e tudo o que estava acontecendo no Brasil rsrs eu estava quase me enfiando num buraco no chão e sumindo kkkkkkk Eles acompanham tudo o que acontece no Brasil, é impressionante como muitas vezes sabem mais do que nós, brasileiros. Eu achei isso até que interessante, mas chega a ser chato falar sobre isso numa viagem de férias né?! 

Mas apesar de tudo isso, o importante foi saciar a fome da viajante aqui rsrsrs 

Depois do almoço, o guia nos deixou livres para conhecer Purmamarca finalmente! E eu não via a hora de bater perna por lá! 

Mas, o tempo estava nublado e frio, sem contar no vento gente! Que vento forte! E o horário é o pior para se observar as cores do Cerro de los Siete Colores. Já era fim de tarde e o melhor horário para ver suas cores é no começo da tarde.

Eu andei pelas ruas de Purmamarca e vi um lugar muito mais movimentado que Tilcara, por exemplo. Purmamarca é cheia de vida, pelo que percebi!

Melhor lugar para comprar artesanato e lembrancinhas é em Purmamarca. Tem muita loja!

Aqui em frente fica uma pracinha e muita gente se reunia nos cafés e restaurantes.



Purmamarca tem morros e trilhas para explorar.

Purmamarca vista de cima no Cerro El Porito.

Para ter essa vista da cidade e do Cerro de los Siete Colores é preciso subir o Cerro El Porito. 

Vista do Cerro El Porito.

Aqui eu não falei muito sobre Purmamarca, porque eu voltei um dia depois por conta própria, então teremos um post só pra ela logo mais. Acompanhem as publicações por aqui, combinado?!

PALETA DEL PINTOR - MAIMARÁ 

Eu não sei dizer exatamente o km desse lugar, mas ali tem uma parada de ônibus, tem tipo uma casinha de concreto, enfim, dali de todo lugar se vê o monte colorido, que parece que foi pintado a pinceladas mesmo.

Na volta à Tilcara, já no final da tarde, paramos na Ruta 9, num local onde tem um observatório da Paleta Del Pintor, mais um monte colorido de Jujuy. A ADN Travel para bem rápido por lá, só dá mesmo pra tirar fotos do monte e voltar à van.

Maimará e Paleta del Pintor ao fundo.

O tempo não ajudou muito. Nessa foto dá pra ver a neblina cobrindo o monte.



Maimará é uma cidade pequena e fica já próxima à Tilcara. 

Muitas pessoas resolvem ir andando de uma cidade à outra, pela Ruta 9, mas tem que ter preparo, porque são aproximadamente 1 hora e meia de caminhada. Óbvio que a paisagem compensa tudo também, mas se você não estiver acostumado, não arrisque.

Se você não é assim tão aventureiro, pode pegar um táxi compartilhado em frente ao hospital de Tilcara e pagando de ARS20,00 a ARS30,00, você conhece a Paleta del Pintor da mesma forma.

Mais uma foto da Paleta del Pintor.

E aqui se encerrava mais um dia em Jujuy.

Quando eu cheguei em Tilcara, já era umas 19:00 e daí eu resolvi conhecer a La Casa de Champa - Salon de Té/Repostería, que é uma casa de chá/cafeteria/casa de bolos.

Ficava bem próxima ao hostel que eu estava hospedada e eu sempre passava por lá, olhava lá pra dentro e achava uma graça o lugar. Pequeno, com uma decoração rústica bem bonitinha.

La Casa de Champa.

Os comércios de Tilcara fecham cedo e tem horários bem estranhos, e a La Casa de Champa não é diferente. Ela abre de quarta a sexta-feira das 16:00 às 20:00. E assim que você entra, é recebido pelo aroma delicioso de bolo e biscoitos recém assados. 

Eu pedi uma fatia de Strudel e um suco de laranja. E como acompanhamento veio esses biscoitinhos da casa, em formato de estrela, concha e coração, que estavam uma delícia! Um copo d'água também vinha acompanhando. 

Pelo total de ARS115,00, eu saí muito satisfeita. Achei o lugar muito fofo, o atendimento foi rápido e as delícias são muito saborosas.

Pena que eu não encontrei nenhuma foto da decoração interior no rolo da minha câmera. Eu jurava que tinha tirado essa foto, mas acho que me enganei. Que pena! 

Pesquisem no Google que vocês vão encontrar as fotos desse achado em Tilcara. Se estiver por lá, não deixe de conhecer! Achei bem aconchegante!

E assim pessoal, terminou o meu terceiro dia em Jujuy.

Fiquem ligados que no próximo post tem mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Vamos compartilhar experiências?