Traduzir/Translate

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Dia 11 - Mais Buenos Aires para desbravar!

Acordamos com um lindo dia de sol e lá fomos nós conhecer mais o bairro de San Telmo e também buscar um lugar para tomar o nosso café da manhã, já que o hostel não oferecia o serviço gratuitamente.

La Continental é o prédio que aparece ao fundo, atrás no motoqueiro.
Aqui eu, a Mafalda e sua turma, ponto queridinho das fotos dos turistas.

E quase em frente à estátua da Mafalda, encontramos a La Continental com medialunas fofinhas e deliciosas que foram servidas no Desayuno completo que escolhemos.

Submarino, suco de laranja, medialunas, água com gás e café.

La Continental parece uma cafeteria/pizzaria, muito comum por Buenos Aires, onde pela manhã servem café da manhã e depois desse horário são as pizzas que entram em cena.

No menu deles você encontra tostado, medialunas, empanadas e também pizzas.

Terminado o Desayuno, atravessamos a rua e chegamos na estátua da Mafalda e seus amigos.

Na esquina da Rua Chile com a Defensa fica a estátua da Mafalda. Os personagens foram criados pelo cartunista argentino Joaquin Salvador Lavado Tejón, conhecido como Quino.

A personagem Mafalda é uma criança que demonstra uma maturidade além da média das crianças de sua idade, além da sua inquietude. Sua marca são suas falas filosóficas e ao mesmo tempo inocentes sobre política e sobre a paz mundial.

Os personagens criados pelo cartunista Quino: Susanita, Mafalda e Manolito.

Andando pela Rua Defensa, em sentido à Casa Rosada, passamos pela Basilica Nuestra Señora del Rosario de la Defensa.

Em primeiro plano o mausoléu do General Manuel Belgrano e ao fundo a Basílica.

À frente da Basílica está o mausoléu de um dos mais importantes heróis da independência argentina, General Manuel Belgrano.

Entramos na basílica e nos deparamos com uma decoração simples, porém bela.

Continuando pela Rua Defensa e chegamos à Plaza de Maio, praça que fica em frente à Casa Rosada, sede do governo argentino.

A Casa Rosada oferece, aos finais de semana, visitas guiadas e por isso não foi possível a gente visitar a Casa Rosada por dentro.

Passeando em frente à Casa Rosada, avistamos algumas pessoas distribuindo gratuitamente algumas bebidas  geladinhas da Starbucks!

Delícia! Uma mistura de leite com chocolate - lembrava em muito o nosso sorvete de Flocos! Aliviou um pouco a sede!

Plaza de Maio, mastro com a bandeira argentina e com o monumento em bronze do herói argentino Manuel Belgrano segurando a bandeira argentina.

Ainda na Plaza de Maio, o monumento Pirâmide de maio, em comemoração ao primeiro aniversário da Revolução de Maio.

Da Plaza de Maio é possível observar ao longe, em direção a Av. Pres. Roque Sáenz Peña, o Obelisco, construído para comemorar o quarto centenário da fundação de Buenos Aires.

Se você estiver hospedado longe dessa região, não tem problema! Há várias linhas de ônibus e também estações do metrô, o Subte, que chegam até aqui.

As estações mais próximas são: Plaza de Mayo, realmente na praça. E tem as estações Bolívar e Catedral, estações essas que ficam nas esquinas próximas à Plaza de Mayo.

Avistamos o prédio imponente do Banco de la Nación Argentina e entramos para conhecer por dentro.

Havia uma greve naquele período e o prédio estava com muitas faixas com revindicações dos funcionários.

Por dentro do prédio, os seus guichês antigos para atendimento ao público.

Um pouco da belíssima arquitetura do prédio.

Seguimos a mesma calçada e na próxima esquina estava a Catedral Metropolitana de Buenos Aires.

Por dentro, essa catedral é rica em detalhes.

Dentro da catedral está o mausoléu de San Martín.

Seguimos explorando essa área central da cidade de Buenos Aires. E caminhando pela Av. Pres. Roque Sáenz Peña, saímos bem em frente ao Obelisco.

Obelisco em Buenos Aires.

Aqui a Avenida 9 de Julio. E ao fundo o prédio do Ministério do Desenvolvimento Social, com a imagem de María Eva Duarte de Perón,
conhecida como Evita Perón.

Próximo ao Obelisco, paramos para almoçar em um dos restaurantes da região, o Bar Yrigoyen.

E como dizia a placa: "Se beber te faz esquecer. Pague antes de beber".

Parmigiana e fritas.

De quase toda a região central de Buenos Aires é possível ver o Obelisco.

Retornamos à nossa hospedagem com algumas comprinhas e descansamos, porque à tarde teríamos novos lugares para desbravar!

Escolhemos começar nosso turno pelo mercado de San Telmo. Lugar de várias lojas de artigos antigos de decoração, roupas e bares.

Depois caminhamos até Puerto Madero.

E pelo caminho encontramos muitos prédios com uma arquitetura lindíssima.

E chegamos ao porto portenho.

O Puerto Madero tem vários restaurantes em sua extensão.

Ao caminhar por ali, avistamos um barco - na verdade a Fragata A.R.A Sarmiento - a qual era possível visitar por dentro.

E do barco era possível ver a Puente de la Mujer.

A Puente de la Mujer (Ponte da Mulher) representa a imagem de um casal dançando tango. Confesso que também fiquei curiosa e fui buscar mais informações sobre ela e achei a página do turismo de Buenos Aires.
E nesse site diz: "representa a imagem de um casal que dança o tango, onde o mastro branco simboliza o homem e a silhueta curva da ponte, a mulher."

Já estava entardecendo quando fomos até o Lucciano´s, uma sorveteria com uma variedade de deliciosos sorvetes.

Uma visão linda essa vitrine de sorvetes!
Há muitos sabores de sorvetes de massa e sorvete de palito.

A cremosidade do sorvete de massa é o que chama a atenção, além do sabor delicioso.

Fica a dica:
Passar no Lucciano´s e se deliciar com os sorvetes.

Quando saímos da sorveteria, já tinha anoitecido no Puerto Madero.

Puente de la Mujer iluminada de roxo.

Caminhamos para o outro lado da orla do Puerto e ficamos por um tempo admirando.
Depois seguimos até o Dandy Deli e pedimos um combo com hambúrguer, fritas e bebida. Para sobremesa, mais um sorvete.

Delicioso!

E assim terminava mais um dia em Buenos Aires!