Traduzir/Translate

sábado, 29 de janeiro de 2022

Dia 07 Montevidéu - Conhecendo a Feira de Tristán Narvaja

Conhecemos uma feira que acontece somente aos domingos, das 9 da manhã até umas 4 da tarde, na rua Dr. Tristán Narvaja, no bairro Cordón, a Feira de Tristán Narvaja.

A cidade estava vazia, bem tranquila.

Foram, aproximadamente, 40 minutos de caminhada do hostel até a Feira Tristán Narvaja.

A feira é enorme e adentra vários quarteirões e ruas próximas. E lá tem de tudo. Desde legumes, verduras e frutas a roupas novas e usadas, livros, etc. Mas a grande maioria dos itens são antiguidades, como peças de decoração, objetos em prata, brinquedos, eletroeletrônicos antigos e novos, fardamento antigo de soldados uruguaios, peças em cristal e um monte de coisas antigas.

Ficamos por mais de 2 horas nessa feira e acho que mesmo assim não deu pra conhecer tudo!

Praça Independência.

Pela Avenida 18 de Julio, nos deparamos com essa oferta de aula em português!

Nessa andança por Montevidéu, passamos em frente ao prédio da prefeitura da cidade, onde tem o Miradouro Panorâmico, que está a 80 metros de altura e dele é possível ver a cidade de Montevidéu. Infelizmente não conhecemos.

Prefeitura de Montevidéu.

Voltando para o hostel, paramos no Bar El Gaucho, na esquina da Av 18 de Julio com a Dr Javier Barrios Amorín.
Esse bar mais parece uma padaria paulistana.
Pedimos uma espécie de sanduíche que estava delicioso!

Depois dessa breve pausa para um lanche, seguimos pela Avenida 18 de Julio e nos deparamos com uma carreata do partido Frente Amplio, a favor de um dos candidatos a presidente do Uruguai.
Não sabemos dizer se a carreta era realmente grande ou se os carros ficavam dando voltas e voltas na avenida, pois não conseguimos ver o último carro.

A carreata congestionou uma das vias da Avenida 18 de Julio.

Na altura do nº 1.297 da Avenida 18 de Julio, encontramos um cassino, o Entertainment Maroñas.
Entramos aproveitamos uma sacada no 1º andar para observar a avenida, que ainda estava congestionada com os carros da carreata.
A arquitetura do prédio do cassino é tão bonita por dentro, como por fora.

Continuando pela Avenida 18 de Julio, próximo a Plaza Cagancha, avistamos a sorveteria La Cigale. E lá fomos nós!
A sorveteria tinha diversos sabores, desde tradicionais como baunilha, chocolate e pistache aos deliciosos sambayón (uma sobremesa típica italiana) , yogurt con frutos del bosque, bombón Roche e dulce leche.

O belíssimo túnel verde que as copas das árvores formaram!

Passamos também no supermercado Ta-Ta para comprar algumas coisas, pois no dia seguinte seguiríamos para Punta Del Leste.
E passando pelos corredores e gôndolas, achamos muitos pacotes de mate para chá, inclusive alguns que continham "ervas" a mais em sua composição.

Chegando no hostel, descansamos um pouco, porque a caminhada de ida e volta até a feira Tristán Narvaja tinha sido longa.
Já era hora do almoço e fomos até o Mercado del Puerto, na Ciudad Vieja (Cidade Velha), procurar algum restaurante que servia parrilla.
Foi quando vimos essa fumaça no meio do mercado.
E o cheiro era de parrilla!

O belo relógio que foi inaugurado em 1897 e a fumaça que já identificava que a parrilla que queríamos estava próxima!

Escolhemos o  La Chacra, que apesar de cheio, conseguimos encontrar uma mesa.
Com um menu bem variado o restaurante serve carnes de boi, cabrito, porco e frango. Há também peixes e mariscos.

Menu com preços de outubro de 2019.

Pedimos e não demorou tanto para chegarem os nossos pratos.
Os garçons passavam pelos pequenos vãos entre as mesas num ritmo frenético.

Baby beef abaixo; acima o Asado de tira premiun e o delicioso crema de molho de champignon.

Pedi a carne ao ponto (apunto).

Quando os garçons anotam o seu pedido, sempre perguntam qual será o ponto da carne.
Aqui estão os três tipos de cozimento:
- Jugoso: nosso conhecido mal passado, o centro da carne é bem vermelha;
- Apunto: ao ponto, a carne fica um pouco mais tempo no fogo, porém no meio da carne ficará uma parte avermelhada;
- Cocido: bem passado.

O Mercado del Puerto fica na área portuária de Montevideo.

Comando General de la Armada Nacional.

E no entorno do mercado há diversas lojas de souvenires.

Retornando para o hostel, fizemos outro caminho e passamos por alguns prédios antigos.

Banco de la Republica Oriental del Uruguay.

Na Plaza Zabala, o Palacio Taranco, que abriga o Museu de Artes Decorativas, que estava fechado.

Após um descanso e uma soneca, no final da tarde saímos em sentido ao Teatro Solis.
O Teatro Solis foi inaugurado em 1856 e fica localizado bem próximo da Plaza Independencia.
Informações sobre visitas ao Teatro Solis, clique aqui!

"Imaginado e projetado apenas dez anos após o Jura de la Constitución, o Teatro Solís foi, desde então, testemunha e protagonista da história do país. Situada em um espaço montevideano que se articula entre a cidade velha e a nova, hoje encontramos à sua esquerda o prédio da Presidência da República, inserido no circuito gastronômico, cultural e artístico da cidade. Inaugurado em 1856 após a chamada Grande Guerra como Sociedade Anônima, em 1937 foi comprado pela Câmara Municipal de Montevidéu, tornando-se um teatro público, inaugurando assim as primeiras políticas públicas culturais a serviço do cidadão."

Fonte:https://www.teatrosolis.org.uy/QUIENES-SOMOS/Teatro-Solis-Desde-1856-generamos-emociones-creamos-futuro-uc587

E entramos para conhecer o museu.

Com uma passagem rápida pelo museu, seguimos para conhecer um barzinho na capital de Montevidéu.

O escolhido foi o Gallagher's Irish Pub

O bar estava vazio, com pouco movimento. Eram 8 horas da noite de um domingo. Talvez, a galera chegasse mais tarde.

O bar até conta com um espaço bacana, bem decorado, mas poderia ter um pouco mais de iluminação, pelos menos nas mesas.

Para vocês terem uma ideia, tivemos que ligar a lanterna no celular para ler o cardápio! 😐 😒

Os drinks eram modestos, assim como a comida.

Pedimos uns drinks e alguns petiscos, mas nada comparado com o Victoria Brown de Buenos Aires.

As bebidas eram normais, nada que chamasse a atenção por seu sabor.

As batatas fritas que pedimos vieram com muito óleo e os demais acompanhamentos eram também modestos, não havia um diferencial de sabor nos pratos servidos.

E no final, a conta saiu um pouco cara demais para o que foi oferecido.

Galera! Não parece um sapo dentro do copo?
Mas não, é só uma Gin Tônica!
Lá ao fundo, um prato que pedimos com batata frita, salsichas e ovos fritos com um molho.

Nos decepcionamos. Talvez esperássemos mais desse bar, já que ele tinha uma boa avaliação no Google Maps.

Decidimos então voltar para o hostel, porque na manhã seguinte seguiríamos para a cidade mais badalada do litoral uruguaio, Punta del Leste!

Então galera, esperamos vocês no próximo post!